I Campeonato Nacional Brompton – Portugal (2012)

No dia 22 de Setembro de 2012 realizou-se em Belém, Lisboa, o I Campeonato Nacional Brompton com cerca de 50 participantes.

Após um começo ao estilo Le Mans, em que todos correram para as suas bicicletas Brompton – inicialmente dobradas -, os corredores percorreram os belíssimos Jardins Vasco da Gama, numa prova muito técnica e competitiva, ganha pelo ciclista olímpico David Rosa (equipa Lusobike), campeão nacional XCO e representante olímpico de Portugal.

O calor e a humidade fizeram-se sentir desde o início da manhã, não demovendo contudo os participantes da corrida que, envergando camisa, casacos e gravatas (ou vestidos “vintage”, no caso das senhoras), percorreram com entusiasmo as seis voltas ao percurso da prova, numa distância total de 10,8 Km. O percurso, enquadrado pelo Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e o Rio Tejo, esteve rodeado de espectadores entusiastas e curiosos, surpreendidos pela inédita competição que proíbe a utilização de indumentária desportiva.

David Rosa e Ana Santos garantiram o apuramento automático para a VIII edição do Campeonato Internacional Brompton em 2013, realizado em Blenheim Palace (Oxford). A edição internacional de 2012 contou com 750 participantes e foi vencida pelo ciclista inglês Michael Hutchinson.

Inserido nas actividades do Dia Europeu Sem Carros da Câmara Munipal de Lisboa, o evento foi organizado pela Cooperativa Cultural POST em conjunto com a FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta), e contou com uma demonstração de Bike Polo na relva, workshops, Bike-nic (piquenique) e experimentação de bicicletas, entre outras atividades.

Resultados:

Classificação Masculina

Equipa

David Rosa Lusobike

23:00

David Rosa

Lusobike

23:00

José Carlos Martins Ciclonatur

23:23

Jose Júlio

24:33

Tiago Manso

23:40

Vitor Gonçalves

26:42

Diogo Cerqueira

28:11

Classificação Feminina

Vitor Baía

29:44

Ana Santos Asas do Desejo

30:21

Ana Sofia Figueiredo Ciclonatur

30:40

Melhor Indumentária

Ana Costa

31:08

Mário Linhares Masculino
Leonor Areal Costa Feminino

Veteranos

Luís Carvalho

26:01

Dobragem

Paulo Coelho

28:11

Augusto Ribeiro

08.31