Cursos para Utilizadores de Bicicleta

Bike.POP - Curso - Intendente 2013 (14 of 23)

Uma das principais condicionantes para quem pretende usar a bicicleta no quotidiano ou em viagem, é a falta de sensação de segurança, muitas vezes justificada pela ausência de experiência e conhecimentos específicos de como enfrentar o trânsito ou resolver pequenos (grandes) problemas ao nível da manutenção e reparação do seu veículo. Aprender a andar de bicicleta não tem de ser uma realidade distante.

Para suprir esta lacuna junto dos (potenciais) utilizadores da bicicleta, o Bike.POP lançou um plano de formação assente em “workshops”, de curta duração, a preços muito acessíveis. Estes cursos destinam-se a complementar ou aperfeiçoar conhecimentos úteis para quem pretende pedalar em segurança e aumentar a sua autonomia e confiança sobre rodas.

As ações previstas oferecem formação específica para utilizadores e ainda-não-utilizadores de bicicleta que queiram aprofundar conhecimentos sobre condução em estrada e meio urbano, mecânica simples para o dia-a-dia e assistência em viagem. É dirigido a todas as pessoas que pretendam usar a bicicleta com maior frequência, autonomia, conforto e segurança nas suas deslocações quotidianas e/ou em viagens.

APRENDER A ANDAR DE BICICLETA

Dirigido a todas as pessoas que não sabem andar de bicicleta e desejam aprender. Noções básicas de como usar a bicicleta, como equilibrar-se, como iniciar a marcha, curvar e parar em segurança. Pretende-se ensinar quem nunca andou de bicicleta a fazê-lo num ambiente seguro, discreto e usando uma metodologia eficiente que permite atingir os objectivos em poucas horas.

CONDUÇÃO DA BICICLETA NA CIDADE

Através de aulas teóricas e práticas de iniciação à condução de bicicleta no trânsito, pretende-se dotar os participantes com conhecimentos que lhes permitam usar a bicicleta e a circular na estrada em segurança e com confiança. Pretende-se igualmente motivar as pessoas para esta opção.

MECÂNICA SIMPLES 

Dirigido a todos os utilizadores de bicicleta independentemente da distância que percorram ou frequência com que a usam. O objectivo deste curso é ensinar os participantes a resolver problemas mecânicos com poucas ferramentas, nomeadamente as mais comuns. Identificar e solucionar problemas mecânicos que possam surgir antes, durante e depois de uma viagem de bicicleta. Este curso é pensado na óptica do utilizador e não da mecânica profissional, pelo que se privilegiará o uso das ferramentas mais comuns e universais mas também soluções inventivas que possam solucionar os problemas identificados.

Mais informações disponíveis aqui.