Avançar para o conteúdo

Bike.POP “ilumina” novo espaço ‘Água a 360º’ com energia a pedais

O grupo Águas de Portugal (ADP) inaugurou esta Terça-feira, Dia Mundial do Ambiente, em Lisboa, o Centro de Educação Ambiental ‘Água a 360º’. O espaço pretende sensibilizar a população para o valor social, ambiental e económico da água, através várias actividades participativas de educação ambiental.

Os visitantes vão poder “pedalar” num sistema de cinco bicicletas de produção de energia totalmente desenvolvido pelo Bike.POP, que ilumina tubos de água e permite a visualização em tempo real da potência e energia produzidas. O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, esteve presente na inauguração e não resistiu a pedalar pelo ambiente.

Existirão também jogos interactivos com temáticas relacionadas com a água e outros recursos ambientais, exposições temporárias sobre causas e motivações ambientais e a promoção de uma aprendizagem lúdica, designadamente através de um espaço de realidade virtual 360º/3D onde se podem fazer visitas virtuais a uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e a uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Apesar do espaço físico ser em Lisboa, o Centro Educativo vai envolver a população de todo o país com as visitas virtuais à ETA e ETAR a serem disponibilizadas em escolas, associações e câmaras municipais de norte a sul de Portugal.

O projeto é financiado pelo Fundo Ambiental, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental ENEA 2020 e promovida pelo Ministério do Ambiente.