Projecto Bike.POP

O Bike.POP promove a mobilidade sustentável junto das pessoas, instituições e empresas, com particular ênfase na bicicleta enquanto meio de transporte.

Criado como um projecto pioneiro pela Cooperativa Cultural POST, tem loja aberta ao público que implementa uma oficina, realiza acções de formação e sensibilização, produz eventos, actividades desportivas e recreativas, instala infraestruturas como estacionamentos para bicicletas e estações urbanas de reparação de bicicletas – incluindo o primeiro posto self-service gratuito de reparação e manutenção de bicicletas de Lisboa -, e cria e desenha equipamentos de mobiliário urbano e bicicletas especiais.

Realiza acções promocionais, activações de marca e team-building para empresas e instituições com enfoque na bicicleta por meio de actividades lúdicas, recreativas ou competitivas, em particular recorrendo a Bike Sprints (sistema de corrida estática de bicicletas), bicicletas especiais (mini bikes e tall bikes), batidos a pedal, riquexós (também conhecidos por pedicab), infraestruturas como oficinas móveis e estacionamentos, etc.

Acreditamos no que fazemos e queremos partilhar a nossa experiência de forma a garantir uma sociedade mais sustentável no que concerne a civismo, ambiente, saúde e alegria de viver.

A LOCALIZAÇÃO

Corria o ano de 1942 e no número 17 do Largo do Intendente encontrava-se A Iluminante, uma conceituada loja dedicada a electricidade e artigos electrónicos.

[slideshow_deploy id=’674′]

O administrador, Amadeu Seabra, decide à data contratar ciclistas de renome como Eduardo Lopes, Alberto Raposo, João Martins ou António Jacinto, e o melhor treinador da época, Alfredo Piedade, criando a que é inequivocamente a primeira equipa de ciclismo profissional de Portugal, concorrendo com outras equipas à data com ciclistas amadores.

Na sua curta existência entre 1942 e 1946 venceu inúmeros troféus e corridas, deixando marcas históricas na história do ciclismo do país.

À entrada da loja encontrava-se um sofisticado painel que acompanhava, com luzes, as etapas da Volta a Portugal. Da adega do número 21, onde actualmente se encontra o bike.POP, partiam os ciclistas d’A Iluminante depois de um breve aquecimento à base de vinho e conversas.

[slideshow_deploy id=’676′]