Projecto Bike.POP

Click here or scroll down for English

Quem somos

O Bike.POP promove a mobilidade sustentável junto das pessoas, instituições e empresas, com particular ênfase na bicicleta enquanto meio de transporte. Criado como um projecto pioneiro pela Cooperativa Cultural POST, encontra-se presentemente no renovado Largo do Intendente, 21.

É uma loja aberta ao público que implementa uma oficina, realiza acções de formação e sensibilização, produz eventos, actividades desportivas e recreativas, instala infraestruturas como estacionamentos para bicicletas e estações urbanas de reparação de bicicletas – incluindo o primeiro posto self-service gratuito de reparação e manutenção de bicicletas de Lisboa -, e cria e desenha equipamentos de mobiliário urbano e bicicletas especiais.

Acreditamos no que fazemos e queremos partilhar a nossa experiência de forma a garantir uma sociedade mais sustentável no que concerne a civismo, ambiente, saúde e alegria de viver.

A LOCALIZAÇÃO

Corria o ano de 1942 e no número 17 do Largo do Intendente encontrava-se A Iluminante, uma conceituada loja dedicada a electricidade e artigos electrónicos.

O administrador, Amadeu Seabra, decide à data contratar ciclistas de renome como Eduardo Lopes, Alberto Raposo, João Martins ou António Jacinto, e o melhor treinador da época, Alfredo Piedade, criando a que é inequivocamente a primeira equipa de ciclismo profissional de Portugal, concorrendo com outras equipas à data com ciclistas amadores.

Na sua curta existência entre 1942 e 1946 venceu inúmeros troféus e corridas, deixando marcas históricas na história do ciclismo do país.

À entrada da loja encontrava-se um sofisticado painel que acompanhava, com luzes, as etapas da Volta a Portugal. Da adega do número 21, onde actualmente se encontra o bike.POP, partiam os ciclistas d’A Iluminante depois de um breve aquecimento à base de vinho e conversas.

 

[English]

Bike.POP promotes sustainable mobility with people, institutions and companies, focusing on bikes as a mean of transportation. Created as a pioneer project by POST Cultural Cooperative, it is located in Largo do Intendente, 21.

It’s an open shop which implements a maintenance shop, performs courses and workshops, produces events, sports and recreational activities, installs infrastructures such as bike parkings and self-service maintenance spots – including the first one in Lisbon -, designs urban equipments and special bikes.

We believe in what we do and we want to share our experience so we ensure a more sustainable society in terms of citizenship, environment, health and joy of living.